O que é memória artística e como desenvolve-la
- Gustavo Domingues
- 10 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Memória artística é o nome que dou a nossa biblioteca visual. E isso nada mais é do que aquela capacidade que temos de representar algo sem necessitar olhar, apenas usando nossa memória.
Todo artista em algum momento de sua vida terá de recorrer à memória para representar ou acrescentar algo em sua obra, porém dado a tecnologia que está sempre disponível nós, não precisamos necessariamente recorrer à memória, podemos simplesmente recorrer a internet e sanar nossas dúvidas de tal detalhe ou coisa do tipo, isso é muito bom e facilita muito a vida de nós artistas, o único problema é: quando usamos isso em demasia nosso cérebro começa a parar de guardar tantos detalhes, afinal ele irá perceber que não estamos necessitando muito da capacidade total de captar e guardar detalhes. Isso a longo prazo não é vantajoso, pois ficaremos dependentes e em algum momento essa nossa incapacidade de representar por memória irá nos atrapalhar.
É claro que não precisamos conseguir representar algo com os detalhes mais minuciosos e cem por cento perfeitos, mas precisamos exercitar nossa capacidade de lembrar dos detalhes, afinal somos artistas, nossa diferença está nos detalhes.
Precisamos conseguir representar um pássaro que estava a três minutos atrás na nossa frente, isto é o mínimo, se não, seremos dependentes de fotos e referências, e necessitados que o mundo pare e espere terminarmos de representar, porque não conseguimos lembrar de coisas simples que estavam na nossa frente.
Exercitar a memória artística, além de nos ajudar a lembrar mais dos detalhes, poderá nos ajudar a criar coisas novas e até que não existem, pois você terá uma biblioteca visual tão grande que poderá usar as referências contidas nela para criar coisas novas, afinal tudo que foi criado e que é considerado surreal foi inspirado no que já existe. Então exercite sua memória artística, se desafie a desenhar as coisas de cabeça, uma árvore, um pássaro, uma pessoa, o que seja, o importante é a prática, e claro, comece a reparar mais nos detalhes de tudo que o cerca, pois isso também irá ajudá-lo a ir aumentando sua memória artística.
- Veja na prática como exercitar sua memória visual/artística:
Boas práticas e sucesso nos estudos !
-Gustavo Domingues





Comentários