top of page

Como transmitir os sentimentos para o desenho e fazer artes expressivas

  • Foto do escritor: Gustavo Domingues
    Gustavo Domingues
  • 9 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mai. de 2024

Fazer artes expressivas e que transmitam algo é o desejo e o objetivo de muitos artistas desde que eles têm contato com quem já faz isso com maestria, mas afinal, por que isso é algo tão difícil de se fazer e algo que poucos dominam, sendo que um dos significados da arte é: “Uma forma de expressão de sentimentos”?


Se expressar através da arte é algo simples, porém é preciso entender algumas coisas e quebrar alguns conceitos que você conhece. Basicamente existem duas formas de você transmitir algum sentimento para o papel: uma delas é por ARTETERAPIA, onde o único foco é você usar a arte como uma meditação e transmissão de sentimentos. A outra maneira é criar arte com o intuito de transmitir uma mensagem e que por fim cause alguma emoção no espectador.


Na primeira forma você usa técnicas para transmitir seus sentimentos. O principal objetivo não é o resultado final e sim a experiência que você passa; O momento; A meditação que aquilo causa. Por isso é chamado de Arteterapia, pois o objetivo principal é tirar o que está dentro de ti e colocar no papel.


Na segunda forma você utiliza técnicas para transmitir uma mensagem e para isso você precisa saber o que quer transmitir, se é caos, ansiedade ou o que quer que seja. Um exemplo bem simples: Caso você queira transmitir ansiedade, você pode retratar um rosto em expressão ansiosa e colocar elementos saltantes que representem uma agitação. Você racionaliza e vê o que pode colocar que representa subjetivamente o sentimento que deseja transmitir.




Perceba que para representar uma reflexão eu usei duas pessoas em poses reflexivas, coloquei alguns elementos que subjetivamente representam o caos da reflexão.








Nesses outros dois exemplos usei algo mais subjetivo ainda, dei ênfase na mão e perceba como isso leva seus olhos a reparar e focar nas coisas certas. Quero que você analise e descubra o porquê de cada coisa e traço e sinta o que é transmitido.


Essas são algumas das formas de fazer desenhos expressivos, mas isso são apenas técnicas e não a expressão de fato. O mais importante mesmo é você saber o que você está sentindo e o que você sente de criar, não existe uma regra exata, isso que te passei até agora são apenas macetes. A verdadeira dica e técnica é justamente não ter nada. Para realmente se expressar na arte é preciso se entregar e esquecer as regras e técnicas, só se soltar e deixar fluir, não importa o resultado, quando você aprender a fazer isso, seus desenhos vão ser expressivos como nunca antes, porque quando você se solta, todo seu traço representa isso.


Simplesmente sinta e represente, deixe fluir, sem se preocupar com técnicas ou padrões, só relaxe e deixe fluir. Assim funciona a arteterapia, técnicas que te ensinam a simplesmente deixar fluir e transmitir; Quando você mescla o deixar fluir com algumas técnicas e macetes, buuuum sua arte evolui e você cria obras incríveis e de quebra se cura emocionalmente e espiritualmente.


  • Gustavo Domingues


Veja esta aula em vídeo


🟡Conheça meu curso de Arteterapia ☯:


⭐Desbloqueie sua criatividade 2.0 | Aprenda Técnicas avançadas de criatividade e inovação


🟠Conheça o meu curso de desenho artístico🎨: https://dominguesacademy.wixsite.com/curso



Comments


Fique por dentro das novidades!

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify

E-mail para contato:

©2022 por Domingues Academy. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page